segunda-feira, 21 de maio de 2007

Urucum (Bixa Orellana)

Nome popular: Urucum, colorau, urucu e açafroa.

É uma planta que chega até 5 metros de altura. Produz um fruto coberto por uma cápsula contendo sementes vermelhas, usado na arte culinária.
A semente do urucum produz um corante vermelho muito utilizado, assim como o jenipapo, para a pintura corporal dos nativos amazônicos em seus diversos rituais.
O corpo humano deve ser pintado uniformemente com a tinta vermelha à base de sementes de urucum para indicar sua complexa socialização. Essa pintura é designada por topophé.
Os Marajoaras e Karajás pintam suas cerâmicas com a tintura de urucum, e este é um dos únicos corantes que não é tóxico. A cor vermelha está associada ao sol e aos guerreiros. Também é utilizado como filtro-solar e a infusão de suas folhas são utilizadas para problemas do coração, faringites, digestão, expectorante, antiinflamatório, contusões, cura de feridas. Se aplicado sobre a pele elimina verrugas, manchas brancas e rejuvenesce a pele.
As sementes do urucum contém celulose, açúcares, óleo essencial, óleo fixo, pigmentos, proteínas, alfa e beta caroteno e outros constituintes; as sementes são estomáquicas e laxativas, além de serem empregadas na cura das bronquites e externamente em queimaduras. Possuí também dois tipos de pigmentos, a orelhena de cor amarela e solúvel em água; e a bixina, de cor vermelha e solúvel no óleo.
As sementes são consideradas antídotos do envenenamento pela mandioca brava (ácido prusiaco). Na Colômbia as sementes são consideradas afrodisíacas e digestivas. A pasta de Urucum é usada externamente para tratar eczemas e herpes zoster.
O chá da raiz é tido como diurético, usado nos males dos rins, no tratamento da asma e da coqueluche.
As folhas são usadas para os mesmos males que combate a raiz. O chá das folhas é ótimo para prisão de ventre, as cápsulas (que recobrem as sementes) vazias são fervidas e bebidas como chá para as diarréias e diminuir as hemorróidas e hemorragias.
É rica fonte de cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2 e C.
Colorau:
O produto colorau ou colorífico é preparado a partir da fervura das sementes em água, separando-se assim a polpa das sementes. Em seguida côa para separar as sementes e deixa a mistura decantar (ficar parado até a parte pesada descer ao fundo), retira-se a água e obtêm-se uma pasta a qual é colocada ao sol para secar, depois é moída.
Uso do colorau: corante, aditivo em alimentos, em margarinas, massas, ovos, pós para pudim, refrescos, sorvetes, queijos, recheios, biscoitos e produtos de confeitaria. Seu uso tem sido estimulado para substituir as anilinas que possuem comprovada ação cancerígena. O Urucum é usado também como corante natural em produtos cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. Até em filtros solares.
Bjos 1000
Bárbara Prado - Porto Alegre/RS ♥

Nenhum comentário: