segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Sputinik

Sputinik ou companheiro da Terra foi o nome dado pelos soviéticos aos seus satélites artificiais, os primeiros a ser lançados para fora da órbita terrestre, e desenvolvidos entre 1957 e 1961. Os sinais de rádio emitidos pelo Sputinik I, lançado no dia 04 de Outubro de 1957, permitiram novas pesquisas sobre a densidade da atmosfera. Um mês depois, a cadela Laika, embarcaria no Sputinik II, para comprovar que um organismo vivo poderia sobreviver no espaço. Laika morreu dez dias depois, quando o satélite pegou fogo em sua reentrada na atmosfera terrestre. O terceiro satélite foi o primeiro a levar instrumentos científicos para o espaço. Do quarto ao décimo satélite, começaram os testes para o lançamento da espaçonave Vostok. Depois do Sputinik 10, estes satélites passaram a ser denominados Cosmos.


Fonte de Pesquisa: Revista História Viva – Ano I / nº 04 / Fevereiro 2004 / Editora Duetto – página 20, matéria “Odisséia no Espaço”.
Na foto: Cadela Laika
ßjos 1000
Barbara Prado – Porto AlegreRS

Um comentário:

Kinwink disse...

ELA NÃO MORREU PORQUE O SATÉLITE PEGOU FOGO, ELA MORREU POUCAS HORAS DEPOIS DO LANÇAMENTO, EM PÂNICO, DEVIDO AO SUPER-AQUECIMENTO DA CABINE.